Câncer de mama em cadelas e gatas

Câncer de mama em cadelas e gatas

O câncer de mama é um dos principais tumores que acometem cadelas e gatas. Devemos ficar atentos ao surgimento de nódulos na região das mamas, pois na maioria das vezes, esses nódulos tendem a ser malignos, necessitando de tratamento rápido. Todas as raças e idades estão sujeitas a essa doença, porém, a maior prevalência ocorre a partir dos 6 anos de idade. 

Para o surgimento do câncer de mama, existe uma influência dos hormônios sexuais, por isso que, quanto mais tarde a cadela ou a gata for castrada, maiores as chances para a ocorrência desse tipo de doença.

O uso de injeções anticoncepcionais, conhecidas como injeções “anti-cio”, também podem aumentar as chances de tumores de mama, uma vez que essas injeções apresentam altas concentrações hormonais e são altamente prejudiciais ao organismo do animal. 

O sintoma mais comum é o aparecimento de “caroços” na região das mamas ou entre elas, que podem ser identificados ao se tocar delicadamente a região. Normalmente, esses nódulos surgem bem pequenos, mas podem progredir e crescer rapidamente. As mamas também podem ficar doloridas, inchadas, avermelhadas e apresentarem secreções com odores fortes e desagradáveis. 

O diagnóstico para identificar o câncer de mama deve ser realizado sempre por um médico veterinário por meio do exame físico e também exames complementares, como citologia aspirativa, ultrassom abdominal e biópsia. Exames sanguíneos e raio-x de tórax podem ser necessários para a pesquisa de metástases. 

O tratamento é a retirada cirúrgica do tumor e também da mama, assim como a castração. Para casos avançados, a quimioterapia também pode ser considerada após a cirurgia, a fim de tratar metástases.

A melhor forma de prevenção para a ocorrência do câncer de mama é a castração logo após primeiro cio e sempre evitar o uso de injeções anticoncepcionais. 

Visitas periódicas ao médico veterinário também são indicadas, pois só um profissional capacitado poderá identificar qualquer problema de saúde no seu animal, sendo que quanto antes for realizado o diagnóstico, maiores as chances de um tratamento mais eficaz. 

Por Invet Center Limeira

Deixe uma resposta

× Whatsapp