Odontologia Veterinária

Odontologia Veterinária

As afecções odontológicas mais comuns que precisam de atenção e tratamento são: doença periodental, cálculo dentário (tártaro), lesão de reabsorção dentária, fraturas de dentes, abscessos de raiz (periapical), queda de dentes, papilomas, neoplasias, fraturas de sínfise ou mandíbula. 

Em gatos a gengivo-estomatite crônica é muito comum e precisa de atenção especial. Já em filhotes as mais comuns são más oclusões, agnatismo, prognatismo, ausência de dentes, permanência de dentes decíduos (dentes de leite), mordida de tubarão (presença de muitos dentes decíduos levando a dentição dupla).

Exames

Primeiramente o exame da cavidade oral é realizado clinicamente no consultório, após isso o paciente será direcioná-lo para exames auxiliares conforme a necessidade de cada um. Dentre esses exames, estão incluídos radiografias de crânios, tomografias, biopsias e exames de sangue. Quando necessário intervenção cirúrgica também contamos com todos os exames de avaliação pré-anestésicas para maior segurança do procedimento.

Tratamentos

A maioria dos tratamentos dentários necessitam de anestesia geral inalatória, a qual é monitorada por um médico veterinário anestesista, antes do procedimento é realizado uma avaliação criteriosa do paciente para tornar a anestesia mais segura possível. O procedimento mais comum na odontologia é a profilaxia dentária para a manutenção da saúde da boca, é realizada com a limpeza dos dentes sempre que necessário. Outros tratamentos mais complexos também podem ser necessários, assim como o acompanhamento do paciente até a alta médica.

Por Invet Center Limeira

Deixe uma resposta

× Whatsapp