Ortopedia Veterinária

Ortopedia Veterinária

Em geral, os sintomas de alterações ortopédicas são mais visíveis e, em quase todos os casos, um sintoma é comum: a dor. Nesses casos, a dor é que pode causar outras alterações como falta de apetite, prostração, sonolência, que são sintomas inespecíficos. Outro sintoma que pode ser facilmente notado é a incapacidade de apoiar as patas no chão, o que chamamos de claudicação.

Em casos mais graves de traumas, tais como atropelamentos e quedas, onde é possível observar fraturas externas, é comum haver sangramentos e exposição óssea, além de outros sintomas referentes ao trauma de origem.

DOENÇAS MAIS COMUNS

Sem dúvida, a maior rotina ortopédica refere-se a correções cirúrgicas de fraturas após traumas, tais como atropelamentos, quedas ou objetos e móveis que caem sobre nossos pets. Entretanto, algumas doenças podem ter origem congênita, sendo assim mais comuns em filhotes, como deformidades, necrose asséptica da cabeça do fêmur, luxações congênitas de patela, displasia coxo-femural e outras mais comuns em cães idosos – como fraturas por câncer ou tumores ósseos, síndrome da cauda equina, hérnias de disco intervertebral na coluna entre outros.

EXAMES

Todos os diagnósticos ortopédicos precisam de exames de imagem para confirmação diagnóstica. Como aliados ao correto e precoce diagnósticos, contamos com radiografias digitais, tomografia computadorizadas, ultrassom e exames laboratoriais.

TRATAMENTO

É importante consultar um ortopedista, pois nem sempre o tratamento envolve cirurgia, porém como sua grande maioria sim, se a indicação envolver esse procedimento, contamos com os mais modernos equipamentos e técnicas cirúrgicas com a qualidade que nossos melhores amigos merecem. Além disso, no acompanhamento pós-cirúrgico, sempre quando possível, conciliamos com a fisioterapia e acupuntura para uma rápida e confortável recuperação.

Por Invet Center Limeira

Deixe uma resposta

× Whatsapp