Patologias no sistema nervoso

Patologias no sistema nervoso

Como anda o sistema nervoso do seu pet? Os sintomas neurológicos na maioria das vezes são bem fáceis de identificar e incluem: convulsões, andar em círculos, mudanças na personalidade e comportamento, fraqueza ou paralisia de um, dois ou todos os membros, entre outros.

Como muitas alterações neurológicas podem ser causadas por outros órgãos, como fígado, rins, adrenais e até o coração, é de extrema importância um diagnóstico preciso, pois muitas dessas manifestações neurológicas melhoram com o tratamento da causa de base.

Tanto animais de raça quanto os que não têm raça definida podem apresentar doenças que afetam o sistema nervoso, porém devemos ficar atento a algumas raças específicas, como Pug, Yorkshire, Dachshund, Shih Tzu e Maltês, que tem algumas doenças mais comuns já características.

Doenças mais comuns

As condições neurológicas mais comuns são trauma crânio-encefálico, intoxicações, neoplasias, hérnias de disco, epilepsia, doenças congênitas, além de diversas doenças inflamatórias e infecciosas.

Em animais mais jovens, podemos encontrar algumas doenças congênitas e/ou imunomediadas, como hidrocefalia, shunt portossistêmico, epilepsia e meningoencefalite, enquanto nos mais idosos, as mais comuns são disfunção cognitiva (que também é conhecida como “Alzheimer Canino”) e neoplasias localizadas no SNC. 

Exames

Após a consulta com o especialista, poderão ser solicitados exames para complemento diagnóstico, como por exemplo: hemograma, bioquímicos, exames de urina, PCRs, sorologias, análise de líquor e exames de imagem, como radiografias, ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética.

Tratamentos

O tratamento depende do diagnóstico e pode incluir: anticonvulsivantes; ansiolíticos; antibióticos para infecções como toxoplasmose e neosporose; antifúngicos; reguladores ou supressores de imunidade; tratamentos cirúrgicos; mudanças na dieta e, na maioria das vezes, acompanhamento constante.

Por Invet Center Limeira

Deixe uma resposta

× Whatsapp