Sarna de ouvido

Sarna de ouvido

Conhecida como “sarna de ouvido”, a Sarna Otodécica é o tipo mais comum de sarna encontrado no ouvido dos felinos. Causada por um ácaro chamado Otodectes cynotis, sua transmissão ocorre através do contato direto entre um gato sadio e um gato infectado. 

Os principais sinais clínicos são a coceira excessiva nas orelhas, agitação da cabeça e até mesmo escoriações por auto traumatismo em região de orelha e face, pela coceira excessiva. A infestação pelo ácaro pode causar otites externas, com proliferação de bactérias e fungos de forma secundária. 

O diagnóstico deve ser realizado sempre por um médico veterinário, através da observação direta do ácaro no interior da orelha com o auxílio de um otoscópio, ou pela remoção do cerúmem e observação do parasita no microscópio. 

O tratamento consiste na limpeza do ouvido, com remoção do excesso de cerúmen e aplicação de produtos parasiticidas tópicos, além de produtos que contenham antibiótico e antifúngico para aqueles animais que apresentam infecções secundárias. 

Como prevenção, é importante separar os animais sadios e doentes, além de manter sempre em dia, medicações que controlam a proliferação desses ácaros. 

Por Invet Center Limeira

Deixe uma resposta

× Whatsapp